Fototerapia ABC

  • A Clínica
  • Tratamentos Tratamento para Psoríase Tratamento para Vitiligo
  • Depoimentos
  • Dicas
  • Convênios
  • Médicos Responsáveis
  • Tratamentos

    Tratamento para Vitiligo

    No vitiligo há perda da produção de melanina pelos melanócitos, que são as células responsáveis pela nossa pigmentação. As áreas acometidas ficam sem cor. A causa ainda não é conhecida. Vale destacar que o vitiligo não é contagioso, nem mesmo por transfusão sanguínea. Atinge cerca de 1% da população mundial e pode surgir em qualquer idade.

    O Vitiligo apresenta várias modalidades terapêuticas que buscam estimular a produção de melanina pelas células da pele. A escolha do tratamento pelo dermatologista depende de uma série fatores como área acometida, tempo de evolução, idade, localização das lesões , resposta do paciente a tratamentos prévios, dentre outros. Pode ser tratado com pomadas, com medicações e vitaminas de via oral, com Fototerapia do tipo PUVA ou UVB Narrow Band e também através de procedimentos cirúrgicos especializados.

    A Fototerapia do tipo PUVA é um método tradicional, que exige a ingestão de medicamento específico para sensibilizar a pele, 2 horas antes da sessão. Este tipo de fototerapia possui décadas de uso e apresenta bons resultados em doenças como o vitiligo e também a psoríase, inclusive em áreas extensas, porém não é recomendada em alguns casos devido aos efeitos colaterais da medicação usada.

    A Fototerapia UVB Narrow Band é um tipo de fototerapia que não exige a ingestão de medicamentos orais como o método PUVA, e por isso apresenta menores efeitos colaterais e riscos ao paciente. Nas cabines profissionais, que é a mesma utilizada no método PUVA, o paciente recebe a luz ultravioleta de forma homogênea, tornando o processo mais eficaz.

    Em relação aos procedimentos cirúrgicos para tratamento do vitiligo, os mais realizados são :

    - Micro-Enxertos : Inicialmente são colhidos pequenos fragmentos de pele normal, através de instrumentos cilíndricos especiais , “punches”. Estes fragmentos (enxertos) são colocados nas áreas com perda de pigmentação, com a colocação de um curativo que é deixado por uma semana.

    - Papa de Melanócitos : A diferença em relação á técnica de Micro-Enxertos é a forma de coleta ; que é realizado através de uma raspagem de pele , e posteriormente colocado na área a ser tratada.

    - Curetagem : Esta técnica estimula as áreas sem pigmentação a produzirem melanina, através de uma raspagem com uma cureta especial.

    Estas técnicas cirúrgicas são mais efetivas quando o Vitiligo está estável, sem aumento das áreas afetadas, por 6 meses a um ano. Independentemente da técnica indicada, o tratamento que já vinha sendo realizado deve ser mantido, e a Fototerapia pode ser associada para potencializar os resultados. O grau de resposta destes tratamentos depende muito de cada paciente, e o número de sessões necessárias também é variável. Todas estas terapias estão ao seu dispor em um só local em São Bernardo do Campo.

    Tratamento para Vitiligo Tratamento para Vitiligo Tratamento para Vitiligo Tratamento para Vitiligo

    Tratamento para Psoríase

    A psoríase é uma doença de pele relativamente frequente, que atinge cerca de 3% da população em geral, e pode surgir em qualquer idade. No Brasil, há mais de 5 milhões de pessoas com...

    Saiba Mais